Minimalismo e Negócios
Recentemente uma das participantes da Oficina de Minimalismo entrou em contato comigo. Ela faz parte do MTE da Unicamp e tem que apresentar um tópico que acredite levará ao crescimento pessoal/profissional e ela pensou no…Minimalismo!
Essa conexão me fez lembrar dos meus tempos de Empresa Júnior (a ITEP Jr, da UFSM) e o sistema 5 S’s de Qualidade Total.
Acredita-se que o 5S teve origem nos anos 70 na Toyota e chegou ao Brasil nos anos 90.
Ele surge no pós-guerra da união das tradições e costumes japoneses com os métodos de administração americanos. De certa forma ele é um método minimalista, embora industrialmente ele tenha foco em melhorar a qualidade e produtividade, podemos dizer que ele faz com que a empresa foque no que é essencial para ela.
Em japonês todas as palavras usadas iniciam com S, em português, para a tradução funcionar, chamaram de 5 “sensos”. As traduções e interpretações variam um pouco dependendo do enfoque, e eu escolhi um enfoque que me pareceu mais simpático para o uso pessoal e diário:
- Seiri | Senso de Seleção| Separar o que é útil do que não é
- Seiton | Senso de Organização | Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar
- Seisou | Senso de Limpeza | Limpar e evitar sujar
- Seiketsu | Senso de Saúde | Qual o ideal para a Saúde Física, Mental, Social, Espiritual, Financeira e Ambiental?
- Shitsuke | Senso de Autodisciplina | Responsabilidade, fazer o que tem que ser feito.
Particularmente, minha abordagem do Minimalismo é focada nos sensos 1 (a constante busca pela separação e eliminação do supérfluo ou edição constante em busca do essencial) e 5 (autodisciplina, a vigilância constante para não me deixar levar pela mídia e/ou pelas massas e consumir, consumir, consumir).
Eu entendo que a Organização e a Limpeza vem de forma natural e facilitada pela seleção. ” Você não precisa arrumar o que não tem” e que elas são uma consequência da ideação* ocorrida no Senso de Saúde.
O que eu achei bonito nessa concepção de Saúde é que ela contempla as múltiplas esferas da vida e ainda que ela depende desse exercício de imaginação e avaliação sobre o que consideramos saudável em cada esfera e o que é necessário fazermos para alcançar a saúde ou, uma vida melhor.
Novamente percebe-se que os conceitos de Saúde e Sucesso são muito individuais (particulares de cada indivíduo) e portanto, o Minimalismo é diferente para cada um e possui ferramentas diferentes para cada um.
Como você tem ideado sua vida? Como o Minimalismo pode ajudar?
* Ideação: um termo que é usado agora para o processo de geração de idéias, já que idealização é uma forma mais pejorativa, que tende à perfeição e, portanto, inatingível.
+ Ainda não há comentários aqui
Comente você!