Guarda Roupa Cápsula de Primavera 2015
Minha vida como Minimalista consiste de diferentes experimentos (ou projetos) realizados um após o outro por determinados períodos de tempo.
Com a chegada da primavera iniciei um novo projeto: o Guarda-Roupa Cápsula – GRC.
O Guarda-roupa (ou Armário) Cápsula consiste em selecionar uma coleção ( o tamanho varia conforme a necessidade ou inspiração) entre todos os nossos pertences relacionados ao ato de vestir-se para nos acompanhar durante um certo tempo (no meu caso, a Primavera).
O conceito não é tão novo, sendo proposto pelo livro de Janet Walach “Working Wardrobe” em 1980 e prometendo “a chave para se apresentar melhor, ter mais confiança e subir na vida social e corporativa”.
No meu caso, meu GRC é inspirado pelo Project 333, da Courtney Carver, em seu blog Be More With Less.
Ela propõe uma seleção de 33 peças incluindo acessórios e calçados para serem usados durante 3 meses – preferencialmente a troca das estações.
Como este é meu primeiro GRC, tentei me ater ao máximo às regras, porém foquei em atingir 33 peças de roupa, sem incluir calçados ou acessórios.
Comecei escolhendo minhas peças favoritas para a estação (Primavera) imaginando que eu estaria fazendo as malas para uma viagem.
Cheguei ao total de 33 peças incluindo meus lenços, o que para mim está mais que bom,já que o objetivo aqui não é sofrer, mas se divertir e aprender.
Como me considero bem disciplinada, somente coloquei todas as roupas do GRC na minha prateleira favorita, guardando as outras (não escolhidas e fora de estação) nos lugares mais difíceis de alcançar do meu guarda-roupa e não em caixas ou malas (que aliás, guardam outras malas – meu próximo projeto minimalista?).
Achei que precisaria muito da primeira semana de adaptação, mas tudo ficou ótimo, então nem pensei muito nisso e me felicitei por ter uma coleção GRC tão bem escolhida!
As regras e dicas para você também fazer seu GRC estão neste documento, baixe, siga os passos e seja feliz com menos!
PS: Na terceira semana de meu GRC fui de Campinas para o RS para a formatura do meu pai (parabéns por mais essa conquista, papai!). Ao que parece, o sul do Brasil não acreditou nessa de Primavera e apresentou temperaturas na casa dos 12 °C – algo que meu GRC de primavera não consegue suportar. Eu tive de lançar mão de algumas peças do resto do meu guarda-roupa (como um sobretudo e um vestido de festa) e vou apelar para sobreposições de peças para alcançar a camada de proteção ideal. Mas, imbuída do espírito minimalista, pela primeira vez fiz uma mala para uma semana que pode ser transportada na cabine – grande progresso!
PS2: Postei uma foto do meu GRC na Comunidade do Facebook do Minimalismo à Brasileira.
+ Ainda não há comentários aqui
Comente você!