Armário Cápsula Verão 2016


A experiência do Armário Cápsula de Primavera foi tão boa, que decidi incorporar a prática e montar um Armário Cápsula de Verão 2015/2016 (AC Verão 2016).

No 1º de dezembro iniciei a separação das roupas e sua reavaliação. Pelo Project 333 de Courtney Carver o GRC (Guarda Roupa Cápsula) deve ser suficiente para trabalhar, descansar e se divertir dentro de 33 itens de vestuário, acessórios e calçados, excluindo roupas íntimas e roupas de exercício. Para maiores detalhes em português baixe aqui nossa adaptação do material, imprima e comece a aplicar o Minimalismo em seu dia-a-dia.

Com a aproximação do Natal e a visita para minha família, pensei na viagem como tema principal. Lembrei de incluir roupas especiais para o Natal e Ano-Novo, lembrei também que no verão as pessoas “tem autorização” para passear mais e adotei roupas mais divertidas. Por reclamação de minha querida BFF fui desafiada a usar menos preto (não que eu ache que uso muito) e o verão, digamos assim, é a estação para as cores, então tentei evitar ao máximo peças pretas.

Utilizando meus novos conhecimentos de KonMari, busquei todas as roupas que possuo sejam elas limpas, sujas ou molhadas.

A primeira peça a ser dispensada foi uma miniblusa (ok, agora o nome é cropped) de poodles. Pois é, até eu tenho dificuldade de me imaginar numa blusinha de poodle, mas foi por isso que ela entrou no meu AC de Primavera, para eu ser “forçada” a usá-la. Ela foi um re-presente da já mencionada BFF (que não teve coragem de usar) e achou que seria a minha cara (sério miga!). A verdade é que eu até gostei da blusinha, não fosse o fato dela mostrar levemente a minha barriga, então me sentia insegura… outro problema é que eu imagino que essa blusa seja perfeita para combinar com aquela saia preta longa -que eu não tenho (e minha mente não consegue combinar a peça com nenhuma outra cor, talvez seja o costume do preto). Bem, finalmente os poodles foram passear. Como a blusa era da minha amiga, perguntei à ela, o que ela queria fazer, e assim, a blusa ganhou nova dona, tudo certo, sem problema. A blusa continua novinha e terá alguém para amá-la.

As vantagens …

Outra grande vantagem do armário cápsula é a “rotação de cultura”. Como as cápsulas se alternam com o tempo, as roupas ganham tempo de folga e permanecem novas  no nosso imaginário e de fato. Com a promessa do “menos preto”, quem ganhou folga foram as blusas pretas.

Se você parar para comparar vai chegar a conclusão que todas as minhas blusas são basicamente a mesma blusa!  Mesma alça, mesmo decote, mesma largura.É o meu uniforme, com elas eu me sinto confortável, segura e arrumada. Consigo combiná-las com praticamente todas as peças que possuo e fazer com que pareçam mais ou menos arrumadas trocando de lenço ou sapato, mais calor ou mais frio com a ajuda de um casaco. E se alguém reclamar delas, não vou nem entender porquê!

…E surpresas do Armário Cápsula

Uma grande surpresa foi descobrir que tenho o dobro dessas blusinhas do que eu pensava. Então fiz um rodízio: as coloridas para o verão, as pretas descansarão!

Armario Capsula de Verão2016

Como percebi que tinha muitas, resolvi diminuir o total, encontrei duas que vão fazer exercícios comigo agora (duas da ginástica serão doadas – elas estão boas, viu!)

No fim das contas, incluindo shorts no meu AC, acabei com 25 peças, que é 6 a menos que a Primavera!

É claro que olhei todas as outras peças do meu inventário e acabei por encontrar 20 itens que vão ganhar novo lar! Desde meias até o vestido do jantar da minha formatura, passando por tênis, camisas e pijamas, mas minha coleção de pijamas é tema para outra hora!

E sua coleção cápsula, como vai?

+ Ainda não há comentários aqui

Comente você!