Rótulos


Uma coisa importante sobre estilos de vida, é que eles não se adequam muito bem aos rótulos. Ainda sim, vamos tentar descrever alguns rótulos ligados ao minimalismo, para facilitar seu entendimento e escolhas futuras.

Frugalismo  ou Neofrugalismo

Pode ser resumido em “consumir menos, sujar pouco, contentar-se com a modéstia”. É comprar tudo sempre do mais barato e, de preferência, nem gastar, se possível costurar, construir, fazer com as pŕoprias mãos.

Vida Simples ou simplicidade voluntária

“Eu quero uma casa no campo, onde eu possa tocar muitos roques rurais…”. É se afastar ao máximo do ritmo de vida urbano, nem que seja se mudando para a periferia da cidade, ou para uma eco-vila.

Minimalismo

“Menos é mais”. O minimalista preza por uma qualidade e estética definidas, e se para isso for preciso sacrificar a quantidade, adiar a posse ou até mesmo evitá-la, que assim seja. Geralmente um minimalista passa despercebido em meio ao caos urbano, mas você notará a diferença, ao entrar em seus domínios.

Nômades e Nômades digitais

“A vida na mochila”. Ser nômade é diminuir suas posses para caber em um trailer ou mesmo numa mochila. Para os nômades e nômades digitais o mais importante é estar livre para rodar o mundo – para os digitais, vale qualquer lugar onde tenha internet!

Pobreza

A diferença de todos estes estilos de vida para a pobreza é o fato deles serem voluntários. A pessoa escolhe viver dessa maneira, escolhe  consumir de forma diferente, consciente, dentro de limites impostos por escolhas e adaptações pessoais, independente do salário ou conta bancária. Ser feliz vivendo com menos é uma questão de escolha.

 

 

 

1 comentário

Fale o que pensa!

+ Comente!