Ideias para salvar o mundo. Parte I: O fim do mundo


Na sexta 25.Out.19, por ocasião do Festival de Inovação de Campinas, eu realizei junto à Oca, lá no Terracota coworking uma Roda de Conversa chamada Minimalismo e Consumo Colaborativo: Ideias para salvar o mundo. Este post é um segmento/recapitulação da conversa daquele dia. Começamos conversando sobre o que é o fim do mundo.

Ailton Krenak, em seu livro “Ideias para adiar o fim do mundo” diz que para algumas tribos que estavam no Brasil em 1500, o dia que os portugueses chegaram foi o começo do fim do mundo. Outras, porém, resistem até hoje… suspendendo o céu, e evitando que ele caia em nossas cabeças. [Super agradecimento aqui à Carol Delgado do Puxadinho, que me apresentou à esta lindeza de livro]

Ideias para Salvar o Mundo parte 1

Pense bem, a Terra já existia antes de nós, e vai continuar existindo, girando ao redor do sol até que ele exploda (ou melhor, se transforme numa estrela do tipo gigante vermelha com um raio máximo maior que 250 vezes a distância da órbita atual da Terra). Mas e nós?

Antes de nós humanos, houveram muitas outras criaturas, plantas, dinossauros e agora nós, os humanos – homo sapiens sapiens (aquele que sabe que sabe) – nessa era geológica chamada de Antropoceno.

Sobre o Antropoceno, Ailton Krenak diz

A conclusão ou compreensão de que estamos vivendo uma era que pode ser identificada como Antropoceno deveria soar como um alarme nas nossas cabeças. Porque, se nós imprimimos no planeta Terra uma marca tão pesada que até caracteriza uma era, que pode permanecer mesmo depois de já não estarmos aqui, pois estamos exaurindo as fontes da vida que nos possibilitaram prosperar e sentir que estávamos em casa….

E aí, você já pensou: herança, legado, pegada… de carbono. Que tipo de presente você está deixando para o futuro?

PS.:

  1. Se você se interessou e gostaria de comprar o livro do Ailton Krenak “Ideias para adiar o fim do mundo” utilize este link aqui, da nossa loja afiliada. Mantenha o site do Minimalismo à brasileira no ar e aproveite promoções especiais, ah! e empreste o livro, muita gente precisa ler este livro!
  2. Quer saber mais sobre essa estrela incrível chamada Sol? Você pode começar aqui na Wikipedia
  3. Mais sobre o Antropoceno? Aqui na página do Museu do Amanhã
  4. Assista aqui o discurso de aceitação da ONG #FridaysforFuture, de crianças fazendo greve pela ação contra o aquecimento global, recebendo o Prêmio “Campeões da Terra” das Nações Unidas (use as legendas geradas automaticamente pelo programa se você não fala inglês)
  5. Quer ficar por dentro e receber mais informações sobre nossos novos conteúdos e próximos eventos presenciais e virtuais, inscreva-se na nossa lista da Newsletter!

+ Ainda não há nenhum comentário

Fale o que pensa!